quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O QUE É O AMOR?



   Uma criança perguntou numa sala de aula, "o que é o amor?" A professora sentiu que a criança merecia uma resposta a altura pela pergunta que fizera. E  como estava na hora do recreio pediu que cada aluno desse uma volta pelos jardins da escola e trouxesse o que mais despertasse neles o sentimento de amor. 
   As crianças saíram apressadas e depois de alguns minutos voltaram à sala. A professora esperou que todos se sentassem e quando   o silêncio se fez na pequena sala cobrou a tarefa que lhes dera.
   "Quero que cada um mostre o que trouxe consigo." A primeira criança disse: "Eu trouxe esta flor,  não é linda?" A segunda falou: "Eu trouxe esta borboleta, veja o colorido de suas asas!" A terceira criança completou: "Eu trouxe este filhote de passarinho, ele havia caído do ninho junto com outro irmão." Assim as crianças foram mostrando tudo o que representasse o amor.
   Terminada a exposição, a professora notou que uma das crianças tinha ficado quieta,  aproximou-se e perguntou: "Meu bem, por que você não trouxe nada?" A criança respondeu: "Desculpe professora, eu vi a flor e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo; vi também a borboleta, ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la; achei um passarinho, mas ao subir na árvore, notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho, portanto professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mamãe passarinho ao ver seu filhote de volta são e salvo; como posso mostrar o que trouxe?"
   A professora agradeceu a todos e olhando a criança de mãos vazias lhe disse: "Você foi a única criança que percebeu que só podemos trazer o amor em nosso coração."
                                                                                     (Autor desconhecido)

                 Postado  pelas professoras Socorro Rocha e Valquíria Ibiapina.

Um comentário:

Formação Lingua Portuguesa disse...

Ser professor é bem mais do que elaborar aulas, designar tarefas... ser professor também é nunca perder a esperança em relação ao seu aluno. No final, tem sempre um que aprende mais do que é esperado, e mais do que isso, de repende, ele até pode te ensinar algo.

Lady Anne Marques