quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Uma nova aprendizagem...

Tornar-se um bom profissional é uma questão de mérito, esforço, dedicação e aprendizagem. Contar com a sorte para que isso aconteça é como jogar na loteria, muitos tentam, poucos conseguem. Então, para não dependermos sempre de nossa sorte - que sempre a tenhamos - devemos buscar a nossa qualificação. Participar de cursos de formação, seminários, oficinas de capacitação são algumas alternativas. 
Os professores da rede pública municipal de ensino de Teresina tem a opção de frequentar as oficinas de formação do IQE. No entanto, o que justifica a quase ausência de nossos colegas nesses encontros? Pode ser por falta de tempo, vida de professor não é mesmo fácil já que temos que trabalhar três turnos para termos uma remuneração quase decente; pode ser também por falta de intereresse ou estímulo, uma vez que nem sempre esses encontros correspondem às nossas expectativas. Confesso que também já  encarei conforme esse último item. Mas os que frenquentam, mesmo que de vez em quando, certamente, aprendem algo novo.
As oficinas do IQE devem ser encaradas como algo positivo que irá contribuir significativamente para melhorar a nossa prática docente, pois a partir de sugestões das formadoras e dos relatos de experiências de nossos colegas professores poderemos perceber em que momentos se faz oportuno mudarmos a nossa postura enquanto educadores, tendo em vista um macro-objetivo: a prendizagem de nossos alunos, e porque não a nossa qualificação.
Fica a dica.


Postado por Evaldo Ribeiro de Andrade
E.M. Santa Clara


Um comentário:

Formação Lingua Portuguesa disse...

Muito boa, colega, a sua observação no que diz respeito ser professor: temos de estar sempre em busca, e essa busca não sai do nada. Sem dúvida nenhuma, O Centro de Formção, através de seus formadores, tem buscado essa forma de aproximar o professsor da rede municipal a aprimorar o conhecimento que todos já têm às novas tecnicas e habilidades numa troca de experiências que justificam a função mediadora entre professor e aprendiz, quando ensinamos e aprendemos. É uma verdade que professor " hodiernamente" tem que se desdobrar como pode para ter um salário quase ideal para viver com dignidade, mas o que mais nos dignifica é sabermos que estamos contribuindo para a formação de uma sociedade que talvez, num, futuro bem próximo, reconheça a fundamental imporância do professsor. Ser professsor é não lembrar do salário, é pensar sempre em tranformações,não desistir diante das dificuldades, da falta de apoio dos gestortes,até mesmo fazer-se de idiota diante das demagogias de muitos ,que atratavés da educação e esforços dos professores e formadores são beneficiados, promovidos.Mas esqueçamos de tudo isso, e roguemmos a Deus para que no futuro tenhamos bons resultados das sementes que plantamos hoje.

POSTADO POR JANY SILVA
E. M CONSELHEIRO SARAIVA