quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Textos produzidos pelos cursistas na Oficina sobre Relatório 23/11/2011



Relatório do Grupo 1

Camuflagem
1. Propósito da experiência:
* Mostrar como ocorre o processo de defesa dos insetos em relação aos seus predadores naturais.
* Hipótese: Os insetos que se destacam pela cor e tamanho em relação ao seu habitat natural tornam-se presas mais fáceis.

2. Metodologia:
Duas pessoas, representando os predadores naturais (pássaros), foram instruídas a recolher de uma maquete representativa de um ambiente natural dos insetos pequenos, seres escondidos na vegetação.
Ações executadas: Após a exposição da maquete os "pássaros" entraram e aleatoriamente simularam um voo e recolheram da maquete, em um tempo determinado, os pequenos seres que estavam escondidos.

3. Análise dos dados
Após a experiência procedeu-se a contagem dos insetos recolhidos, totalizando 15, sendo que 2/3 eram coloridos (3 vermelhos, 3 amarelos e 2 azuis), enquanto o restante, 1/3, tinha cores que se assemelhava à paisagem.

4. Conclusão:
Conclui-se que os insetos mais coloridos, com cores mais intensas, são presas mais fáceis de serem capturadas por seus predadores naturais. Isso posto, confirma a teoria da camuflagem que quanto mais parecido à vegetação, maiores são as possibilidades de sobrevivência dos animais.

Carmem Sueli
Evaldo Ribeiro
Rosalina Rodrigues
Socorro Rocha



Relatório do Grupo 2

A camuflagem como estratégia de defesa na cadeia alimentar

1. Propósito da experiência
Observar o comportamento de dois pássaros na busca de alimentação.

2. Metodologia
Nessa experiência foram utilizadas duas maquetes simulando a vegetação. No interior das folhagens foram colocados insetos de cores variadas, alguns com cores fortes, outros com cores neutras. Duas alunas foram convidadas para representar os pássaros predadores, catando os insetos presentes nas maquetes.

3. Análise de dados
Foram capturados 15 insetos, sendo 05 vermelhos, 03 amarelos, 02 azuis, 03 verdes e 02 roxos.

4. Resumo e conclusão
Na experiência realizada em sala de aula, percebeu-se que os insetos com cores mais fortes foram capturados com maior facilidade.
Chegou-se à conclusão que a camuflagem é um mecanismo de defesa utilizado por alguns insetos. É uma estratégia eficaz de escape dos predadores.

Cristiana Raulino
Francisco Lira
Edna Sousa
Márcia Damasceno
Ana Amélia
José Reis



Relatório do Grupo 3

Camuflagem de insetos

1. Objetivo
Executar uma experiência para comprovar a camuflagem de insetos como forma de defesa. Nessa experiência foram usadas duas maquetes representando o meio ambiente como habitat dos insetos. Duas alunas representaram os animais predadores. A hipótese era que os animais com capacidade de camuflagem seriam as presas menos atingidas.

2. Metodologia
Inicialmente observamos que os animais predadores (alunos) atacavam suas presas em uma competição. Os insetos estavam escondidos em meio às folhagens. Os predadores capturavam com precisão as presas mais fáceis. Então relatamos a análise dos dados e a conclusão.

3. Análise dos dados
Na contagem das presas capturadas pelos dois predadores, percebemos a predominância de animais com cores mais fortes (vermelho, amarelo e azul) e apenas uma pequena quantidade de animais com cores leves ou similares ao ambiente (verde).

4. Conclusão
Após experiência realizada, constatamos que as presas que apresentavam camuflagem foram exatamente aquelas que menos foram capturadas. Isso comprovou a hipótese, inicialmente apresentada, de que a camuflagem é fator de sobrevivência, uma vez que dificulta o acesso dos predadores.

Angelita Fontinele
Danúbia Rangel
Enilda Fernandes
Zenaide Aguiar



Nenhum comentário: